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Dicas para os nossos anciãos evitarem os sustos quando navegam na Internet

Nesta primeira edição da Semana da Terceira Idade, o SPC quer oferecer-lhes conselhos e recomendações práticas para que possam tirar o máximo partido de todos os benefícios que a Internet e as novas tecnologias lhes disponibilizam. E para que os utilizadores menos familiarizados com a utilização da "rede de redes" possam aproximar-se do mundo digital sem medo, reunimos estas sugestões para os ajudar a mergulhar em segurança na Internet. Se é um destes utilizadores, preste atenção ao que temos para lhe dizer.

1. verificar se o Play Protect está activo: Smartphones que funcionam com um sistema operativo Android incorporam esta funcionalidade, que funciona como uma espécie de antivírus e ajuda a manter o dispositivo a salvo de possíveis malwares. Para o fazer, tem de se certificar de que está activo a partir da Play Store. Basta ir às suas opções de perfil e encontrará Play Protect. Uma vez neste submenu, pode verificar que opções estão activas dentro dele e se foram ou não encontradas recentemente quaisquer aplicações maliciosas.

2. não descarregar ficheiros de fontes desconhecidas: sempre que quiser instalar novas aplicações, faça-o a partir da Loja Google. A Play Store dá-lhe a confiança de que qualquer software que descarregue de lá será seguro para o seu telefone ou tablet. Ao descarregar de um sítio web, se não for um sítio de total confiança, é melhor evitar descarregar. O mesmo se aplica aos ficheiros descarregados que podem vir de uma pessoa ou empresa desconhecida, é sempre melhor não descarregar qualquer anexo que não esteja completamente seguro da sua origem.



3. Permita uma navegação segura no browser do seu smartphone: O navegador mais difundido é o Google Chrome, pelo que nos vamos concentrar nele. Oferece diferentes níveis de protecção ao navegar nos sítios Web: sem protecção, protecção padrão e protecção reforçada. Para uma navegação segura, certifique-se de que tem pelo menos a protecção padrão activada a partir da opção "Privacidade e Segurança" nas definições do navegador. Uma vez lá, se for a "Navegação Segura", poderá escolher o tipo de segurança que deseja.

4. Não forneça dados bancários através do telefone: Mesmo que receba uma chamada a dizer-lhe que é o seu banco, não deve fornecer a sua palavra-chave, o seu cartão de coordenadas ou quaisquer outros dados via e-mail, SMS, chamada ou mensagem WhatsApp. Tenha em mente que estes detalhes são secretos e o seu banco nunca lhe perguntará por eles. No máximo, podem pedir-lhe uma parte dos números ao Departamento de Serviço ao Cliente.

5. Tenha cuidado com as redes públicas: Se tiver ligado a uma rede WiFi pública ou aberta, à qual todos têm acesso, como por exemplo num hotel ou num café, recomendamos que não realize acções privadas ou comprometedoras na Internet. Estamos a referir-nos a qualquer acção que possa envolver a partilha de dados pessoais. Estes tipos de redes partilhadas, a que tantas pessoas têm acesso, são muito mais fáceis de piratear.

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