A Iniciativa Google Notícias quer proteger o jornalismo de qualidade
Em meio à pandemia global de COVID-19, testemunhamos outra grande expansão, a das notícias falsas. Muitas pessoas se deixaram levar por essas notícias falsas, geralmente alarmantes, causando mais histeria e inquietação na sociedade. O gigante Google quer lutar contra isso e apostar no jornalismo de qualidade com a Google News Initiative .
Esse jornalismo de qualidade que a empresa de Mountain View quer garantir tem sido diminuído nos últimos tempos pelo surgimento de alguns blogs não profissionais nos quais são emitidas opiniões e / ou informações não verificadas, julgamentos paralelos no ambiente do crescente número de redes sociais redes e a proliferação de manchetes de tablóide.
Diante de tudo isso, o Google quer sair na frente oferecendo uma solução e colocando a tecnologia a serviço do jornalismo. E para isso lançou a Iniciativa Google News, que se define como um projeto “em colaboração com o setor do jornalismo para que prospere na era digital”.
Esse apoio e aliança se materializa em três grandes linhas: produtos, colaborações e programas.
1.Produtos : Inclui as diferentes opções que o Google oferece à mídia e agências para que possam desenvolver e expandir suas plataformas digitais de forma mais simples. Algumas dessas ferramentas são, por exemplo, o Google Trends, que permite comparações, estatísticas, etc. desenvolver relatórios com base nos dados e resultados que esta função nos mostra.
Outro desses produtos que a macro-empresa norte-americana disponibiliza aos profissionais da informação e comunicação é algo muito mais prático, como a opção de assinatura do Google Play ou a solução de software livre Accelerated Mobile Pages (AMP).
2. Colaborações : o Google anuncia na web que fez parceria com organizações de notícias para responder aos desafios que a indústria da comunicação enfrenta. Com estes acordos, a empresa pretende conhecer melhor as necessidades e ameaças que este setor enfrenta, de forma a oferecer-lhes soluções mais direccionadas e eficazes e, ao mesmo tempo, promover a articulação e o trabalho em equipa entre os diferentes meios de comunicação.
3. Programas : o Google desenvolveu seus próprios programas com os quais deseja satisfazer as necessidades de jornalistas e organizações que se dedicam à reportagem, a fim de ajudá-los a ter sucesso no ambiente digital. Esses programas são englobados de três maneiras:
para. inovação (para um setor renovado),
b. treinamento no uso de ferramentas do Google (para dominar a técnica de contar histórias e reportar) e
c. pesquisa e conhecimento (a empresa realiza pesquisas sobre temas essencialmente relevantes para o futuro do jornalismo).
A controvérsia sempre assombra o Google
Todos os grandes estão expostos à controvérsia. Ousaríamos dizer que a gravidade e o número de polêmicas são diretamente proporcionais ao faturamento da empresa, marca ou pessoa em questão. E, neste caso, estamos falando, nem mais nem menos, do que o Google. Existem mais explicações. Vamos dar uma olhada em algumas de suas situações polêmicas mais recentes.
Nos últimos anos, este gigante tem sido criticado por colaborar com a censura implementada por alguns governos, utilizando dados de localização para fins comerciais ou mesmo compartilhando-os, em troca de retribuição financeira, com outras empresas e depois exibindo publicidade intimamente relacionada. Com nossos hábitos .
Da mesma forma, após uma investigação da agência de notícias Associated Press e da Universidade de Princeton, foi demonstrado que o Google continua rastreando nossa posição, até mesmo forçando a opção de desativar nosso 'histórico de localização'.
Não precisamos nem sair de nosso país para atender a mais uma polêmica situação que cercou a empresa de tecnologia. Na ocasião, jornais espanhóis denunciaram o Google por sua plataforma Google News , alegando que estava se apropriando da informação e que isso poderia reduzir o número de visitas às suas versões online. A decisão do tribunal posicionou-se ao lado da imprensa espanhola e, desde 2015, o nosso país é o único na Europa onde o Google News não funciona .
Com tudo isso, vemos que a mesma entidade que há poucos anos contava com o setor jornalístico, agora parece se posicionar como uma de suas salvadoras. É uma questão de esperar.
Voltar para [BLOG] THE SMART GENERATION